segunda-feira, 23 de maio de 2011

O NEGRO E A CULTURA BRASILEIRA








O NEGRO E A CULTURA BRASILEIRA
Ao fechar o módulo IV foi realizada uma apresentação com o grupo de capoeira para todos os alunos da Escola Cantinho da Alegria, com o intuito de despertar a atenção dos alunos com a presença dessas descendências africanas no nosso cotidiano.
No primeiro momento foi feito um respaldo da presença da capoeira na cultura brasileira. A capoeira é uma expressão cultural que mistura luta, dança cultura popular e música. Foi desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes são caracterizados por movimentos ágeis e complexos uma característica que distingue de outras lutas, é o fato de ser acompanhado por música.
Logo após os alunos assistiram uma apresentação com o grupo da capoeira, onde apresentaram algumas músicas e danças, que simbolizavam a alegria e descontração dos escravos nos dias de folga e domingos.
Todos assistiram com atenção e interesse, para finalizar, o professor do grupo tocou várias músicas, e explicou o significado do som de cada toque do instrumento chamado berimbau. Os alunos desenharam os escravos praticando a arte marcial, cada um de acordo com a sua capacidade e criatividade.
Professora Teresinha- Escola Municipal Cantinho da Alegria.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Atividade Modulo III Consciência da Escravidão

Módulo III
Consciência da Escravidão

Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do Pré IIA/C das professoras Daniela e Teresinha.
No primeiro momento foi feito uma leitura abordando alguns tópicos relacionados a escravidão encontrado na revista Ciência Hoje, os quais destacam um aspecto interessante e pouco trabalhado sobre a retirada de pessoas da África para servir de mão-de-obra os chamados escravos.
Logo depois foi feito uma reflexão e questionamentos a respeito do assunto, os alunos ouviram com atenção e demonstraram preocupação em relação aos escravos.
Relatamos ainda, que embora tenham vindo para o Brasil carregados de sofrimentos, os escravos africanos trouxeram na bagagem seus hábitos, seus costumes, suas crenças e tradições como a culinária, a música e a dança.
Para finalizar considerando a música uma influencia africana na cultura brasileira, juntos cantamos e dançamos a música Escravos de Jo.
Para refletir melhor sobre o assunto um cartaz com a letra da música ficou exposto na sala,como atividade cada aluno recebeu uma cópia da música para destacar a vogal E dentro do texto, também realizaram cópia e recorte da mesma. Com esta atividade trabalhamos a integração das disciplinas e o respeito e valorização com as diferenças raciais.