segunda-feira, 23 de maio de 2011

O NEGRO E A CULTURA BRASILEIRA








O NEGRO E A CULTURA BRASILEIRA
Ao fechar o módulo IV foi realizada uma apresentação com o grupo de capoeira para todos os alunos da Escola Cantinho da Alegria, com o intuito de despertar a atenção dos alunos com a presença dessas descendências africanas no nosso cotidiano.
No primeiro momento foi feito um respaldo da presença da capoeira na cultura brasileira. A capoeira é uma expressão cultural que mistura luta, dança cultura popular e música. Foi desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes são caracterizados por movimentos ágeis e complexos uma característica que distingue de outras lutas, é o fato de ser acompanhado por música.
Logo após os alunos assistiram uma apresentação com o grupo da capoeira, onde apresentaram algumas músicas e danças, que simbolizavam a alegria e descontração dos escravos nos dias de folga e domingos.
Todos assistiram com atenção e interesse, para finalizar, o professor do grupo tocou várias músicas, e explicou o significado do som de cada toque do instrumento chamado berimbau. Os alunos desenharam os escravos praticando a arte marcial, cada um de acordo com a sua capacidade e criatividade.
Professora Teresinha- Escola Municipal Cantinho da Alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário