quarta-feira, 3 de agosto de 2011

MÓDULO VII

MÓDULO VII
Depois de ler o módulo VII que fala da construção social da idéia de raça. Em sala refletimos com os alunos sobre as diferentes características que as pessoas apresentam, comparando um aluno a outro expliquei que essas diferenças acontecem devido à herança genética de seus familiares e também influi muito o aspecto cultural, social e histórico que define uma pessoa da outra.
Para que houvesse uma melhor compreensão, pesquisamos juntos em livros e revista figura de pessoas de diferentes culturas, onde se destaca essas diferenças dependendo da região de cada um. Em seguida os alunos recortaram essas figuras e juntos confeccionamos um cartaz que ficou exposto na sala para que eles possam ver e refletir a cada dia sobre as diferentes pessoas que fazem parte da sociedade.
É importante reforçar no aluno a concepção de que é um pequeno cidadão, e que por isso tem responsabilidades relativas a sua faixa etária, isso significa já ter preocupação com os problemas que acontecem na sociedade, assim e plantado desde cedo a idéia de comprometimento, valorização e respeito ao próximo, essas ações se revertem em benefício futuro para si e para a comunidade.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Módulo VI

PLANO DE AULA REFERENTE AO MÓDULO VI
Conteúdo: Miscigenação

Objetivo: Conhecer a mistura das raças.

Estratégia: Diálogo com os alunos.
Desenho de pessoas de diferentes características físicas e confecção de cartaz.
Cronograma: Primeiro período vespertino.
Desenvolvimento: No primeiro momento houve um diálogo a respeito da mistura das raças, levando os alunos perceberem entre eles a diferença na cor da pele, cabelo, enfim, cada um tem característica própria, dependendo da descendência familiar.
Logo depois, cada aluno fez um desenho de uma pessoa determinando as diferenças que existem ente uma pessoa e outra.
Em seguida confeccionamos um cartaz com os desenhos, onde os alunos observaram e dialogaram sobre a diferença entre um desenho e outro, mas que cada pessoa faz parte da sociedade e contribui com o desenvolvimento da mesma, sem distinção de raça, cor ou situação financeira. É importante que os alunos aprendam desde cedo a respeitar e valorizar essas diferenças raciais.