quarta-feira, 1 de junho de 2011

Pensamento social brasileiro e a construção do racismo

Para fechar o módulo V que está voltado a compreensão da diversidade étnica e cultural entre os povos, em diferentes tempos e espaços, foi necessário realizar a atividade verbalmente, devido os alunos serem da modalidade infantil.
Primeiramente pesquisei em livros didáticos de história e revistas, encontrei tópico referente a essas etnias com gravuras que facilitaram a explicação sobre o assunto, aguçando a compreensão dos alunos.
A principio perguntei aos alunos sobre cada uma das etnias referente a atividade, eles responderam que o negro era uma pessoa, que o índio vivia no mato e que o homem branco mandava no negro, tudo isso devido as aulas anteriores referente aos escravos.
A partir dessas respostas passei a explicar que as características e diferenças estão localizadas no corpo de cada pessoa, mas mesmo com essas diferenças na pele, no cabelo e no próprio corpo, somos todos iguais, com direitos iguais e principalmente somos seres humanos que ocupamos um espaço na sociedade, onde forma os grupos com ideias, hábitos, costumes e religiosidade diferente uns dos outros, mas que cada um tem que ser valorizado e respeitado como um cidadão que faz parte da sociedade.
Para finalizar realizamos uma atividade de recorte com figuras de diferentes grupos de pessoas e confeccionamos um cartaz que ficou exposto na sala para lembrar que mesmo com essas diferenças, todos somos seres humanos e fizemos parte da sociedade.